Search Icon
usuario

Location IconCentro de Tecnologia, Bloco F, sala 235, Av. Horácio Macedo, 2030 - Cidade Universitária

Accessibility Tools

• Content scaling 100%
  • Font size 100%
  • Line height 100%
  • Letter spacing 100%

As poliamidas apresentam o grupo amida na estrutura do mero. São formadas pela reação de policondensação de um diácido carboxílico e uma diamina com eliminação de uma molécula de água. Em 1935, W. H. Carothers e seus colaboradores, nos Estados Unidos, sintetizaram a primeira poliamida, o nylon 6,6, a partir da policondensação do  hexametileno diamina e ácido adípico. O nylon foi a primeira classe de polímeros a ser empregada na fabricação de fibras têxteis. Os fios de nylon são usados para fabricação de meias, roupas íntimas, roupas de banho, linhas de pesca, entre outros.

Poliamidas200x150

poliamidas300x200

As poliamidas, conhecidas comercialmente como Nylon, são diferenciadas pela quantidade de átomos de carbono presentes no mero, que proporcionam características específicas para cada tipo de poliamida. Ou seja, o tamanho das cadeias dos monômeros, diácido e diamina irão interferir nas propriedades do polímero. Cadeias mais longas apresentam maior distância entre os grupos CONH, o que diminui o somatório das forças intermoleculares e a cristalinidade, consequentemente, também apresentam redução de propriedades como resistência térmica e mecânica.

As poliamidas mais   conhecidas são o Nylon 6,6, (usado para fabricação de engrenagens, anéis, suportes, engates, linhas de pesca, tecidos, guarda-chuvas, suturas cirúrgicas), Nylon 6 (usado para fabricação de disjuntores, interruptores, engrenagens, entre outros) e o kevlar (usado para fabricação de coletes a prova de balas).

- Boa resistência química

- Resistência à abrasão

- Elevada resistência à tração e à flexão

- Estabilidade dimensional