O polietileno é um dos polímeros mais versáteis do mercado em relação à variedade de processamento e aplicação. O polietileno é um termoplástico flexível, de baixa reatividade química.
Comercialmente, o polietileno apresenta quatro tipos principais:
- Polietileno de Baixa Densidade (LDPE): 0,910-0,925 g/cm3
- Polietileno de Baixa Densidade Linear (LLDPE): 0,918-0,940 g/cm3
- Polietileno de Alta Densidade (HDPE): 0,935 – 0,960 g/cm3
- Polietileno de Ultra Alta Massa Molar (UHMWPE): massa molar média na ordem de 106 g/mol.
O que diferencia esses 4 tipos de polietileno é a presença de ramificações, massa molar média, teor de fase amorfa e cristalina. As ramificações podem ser geradas por diferentes mecanismos. A escolha do catalisador e das condições reacionais interferem no teor de comonômeros, no tipo e distribuição de ramificações, características que afetam a densidade, a cristalinidade e as propriedades do polímero.
O polietileno é obtido pela poliadição do etileno (H2C=CH2) e suas cadeias são representadas por (-H2C-CF2-)n. O polietileno apresenta conformação zig-zag, em que suas cadeias são formadas pela repetição do mero -(CH2)n- e finalizada com grupos CH3. O polietileno tem a parte cristalina constituída de moléculas regularmente organizadas dentro de lamelas, como mostrado na imagem a seguir. O cristal do polietileno possui polimorfismo e pode apresentar-se com estrutura cristalina hexagonal, ortorrômbica ou monoclínica
O polietileno de alta densidade é obtido em polimerizações do etileno empregando catalisadores Ziegler-Natta, o polímero formado apresenta cadeias lineares com pouquíssimas ramificações, apresenta pouco volume livre e maior densidade que o LDPE. O HDPE apresenta o maior grau de cristalinidade da família dos polietilenos.
Características
- Elevada rigidez
- Resistência à fluência
- Resistência à abrasão
- Leveza
- Densidade em torno de 0,935 - 0,960 g/cm3
- Temperatura de transição vítrea (Tg) igual a -130 °C
- Temperatura de fusão (Tm) igual à 130 °C
- Massa molar média da ordem de grandeza de 105 g/mol
- Alto grau de cristalinidade (podendo chegar à 90- 95%)
Aplicações
- Caixas d’água
- Embalagens de sucos e bebidas lácteas
- Tanques de combustível
- Revestimento de tubos metálicos
- Tubos para rede de saneamento e de distribuição de gás
- Conexões
- Sacolas
- Baldes
- Brinquedos
- Potes